Segunda de Manhã – Por Escolhas Erradas

Por Escolhas Erradas

dara muscat

Um sábio disse certa vez que quem nunca errou nunca experimentou nada novo e apesar de todos os anos que se passaram desde então, sua frase nunca foi tão atual. Durante toda nossa vida somos condicionados a associar erros ao fracasso e isso, muitas vezes, nos impede de nos aventurarmos em situações desconhecidas.

Mas e se eu lhes dissesse que errar nos faz humanos? Errar não é apenas humano, é intrínseco ao que somos e nos ajuda a consolidar nossa personalidade e, acima de tudo, nos faz enxergar de maneira mas clara qual o melhor caminho para nós. São com nossos erros que descobriremos o que é certo, é preciso errar o caminho para descobrir qual o melhor.

Diariamente somos bombardeados por uma infinidade de escolhas que nos levam a milhões de possibilidades e dentre tantas vertentes cabe a nós escolher qual seguir. E é ai que os problemas começam. O medo de errar nos impede de seguir em frente, de tentar algo novo, de guinar nossa vida e bater de frente com o leque de opões que nos é fornecido e acabamos estagnados, parados e muitas vezes insatisfeitos com nosso dia-a-dia.

Falo isso por experiência própria e sei que muitos partilham do mesmo sentimento que eu. Medo. Medo de errar. Seja na escolha da faculdade, do novo emprego ou até mesmo na nova cor de cabelo a adotar. Decidir por algo inconcreto é assustador e demanda horas de nosso dia só com o pensamento do que pode acontecer e ao final optar pelo certo parece melhor do que largar tudo pelo duvidoso. Mas e se o concreto não nos faz mais felizes?

Ai a resposta, apesar de amedrontadora, é simples. Opte pelo incerto. Siga aquilo que naquele momento lhe trará mais satisfação, sem medo de errar. E se errarmos? Qual o problema? Nenhum, eu digo. Se não experimentarmos o erro como saberemos que ele é errado? Nós aprendemos com nossos erros da mesma maneira que aprendemos com nosso pais, lentamente e sem nos darmos conta. E, assim, após, quem sabe, uma infinidade de escolhas erradas podemos encontrar a certa, a melhor para nós. O segredo é não desanimar.

Nossos erros não nos definem, mas sim o que aprendemos com eles. Seguir em frente após errar é o que nos faz fortes, nos amadurece e é nesse amadurecimento que nos encontramos. Saber o que é certo para nós e o que não é, nos faz enxergar de melhor maneira a nós mesmos e aquilo que nos cerca.

O medo de errar nos impede de experimentar algo novo, ele disse. Esse sábio foi Albert Einstein, físico alemão que desenvolveu a Teoria da Relatividade, o pilar da física moderna. Se Einstein tivesse tido medo de se aventurar pelo desconhecido nunca teria feito suas descobertas, seus feitos não seriam lembrados e a ciência, possivelmente, não estaria no patamar em que se encontra hoje. E se o tempo é relativo os erros também o são.

Por isso, não tenha medo de seguir em frente, de errar. O caminho errado pode ser o primeiro passo para o certo. A escolha menos óbvia pode ser a mais completa.

(Créditos da Foto: Dara Muscat http://dara-muscat.tumblr.com/ Todos os Direitos Reservados)

Texto Escrito e Postado por:

sobre devaneios

Anúncios

2 Respostas para “Segunda de Manhã – Por Escolhas Erradas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s